GALERIAS RO E NILUFAR | MDW22


1 . NILUFAR GALLERY E NILUFAR DEPOT

Descobrir, Cruzar, Criar. Nina Yashar acredita na valorização do design para contar histórias. Fundou a Galeria Nilufar em Milão em 1979. Localizada originalmente na via Bigli e especializada em tapetes antigos, paixão herdada de seus pais iranianos, a Galeria logo lançou uma série de exposições pioneiras, entre elas “La rosa nel tappeto” (A rosa o tapete) – um estudo sobre a iconografia do motivo rosa em tapetes de todo o mundo – enquanto traz os tapetes orientais e europeus, como variedades Kilim, Gabbeh e Aubusson, para o centro das atenções italiana e internacional.

No final dos anos noventa, a Galeria, agora localizada na via della Spiga, aventurou-se no mobiliário moderno e contemporâneo, apresentando o trabalho de mestres de meados do século ao lado de tapetes inusitados, móveis de vanguarda e peças de designers emergentes. Em 1998, a exposição inovadora “Tappi svedesi e mobili scandinavi” (tapetes suecos e móveis escandinavos) apresentou o trabalho de Alvar Aalto, Hans Wegner e Arne Jacobsen, apresentando pela primeira vez o tema recorrente da justaposição de móveis e tapetes.

Em 1999, a Galeria ampliou sua sede na via della Spiga com projeto do designer italiano GianCarlo Montebello. A primeira década do novo século testemunhou uma série de experimentações e contaminações que fortaleceram a reputação da Galeria como ponto de referência para os amantes do design histórico e contemporâneo.

Dos tapetes de silicone de Gaetano Pesce à redescoberta da obra de Paul Evans e à reapropriação de Martino Gamper dos móveis de Gio Ponti para o Hotel Parco dei Principi no Design Miami/Basel 2007, o trabalho e a pesquisa da Galeria resultaram em uma série de e exposições sensacionais, muitas vezes acompanhadas de catálogos monográficos que adquiriram, ao longo dos anos, estatuto de culto entre colecionadores, entusiastas do design e investigadores.

Em 2018, por ocasião da Milano Design Week, a Nilufar Gallery lançou o primeiro episódio de 'Chez Nina', após o antigo sonho de Yashar de abrir um espaço de convívio. Escondido no andar superior da Nilufar Gallery, foi projetado pelo aclamado designer de interiores India Mahdavi.

Em 2015, em um prédio que já abrigou uma fábrica de prataria, Nina Yashar abriu o Nilufar Depot. Localizado na viale Lancetti (Milão), este amplo espaço de 1.500 metros quadrados, organizado em três níveis com layout inspirado no Teatro alla Scala de Milão, acomoda parte da extensa coleção de design de Yashar, em uma atmosfera que permite ao design contemporâneo encontrar uma harmonia conexão com peças icônicas de design histórico.

Em 2018, por ocasião da Milano Design Week, a Nilufar Depot apresentou “Lina Bo Bardi Giancarlo Palanti Studio d'Arte Palma 1948 – 1951”, uma homenagem à designer italiana naturalizada no Brasil. A exposição, dedicada a uma das figuras mais revolucionárias da arquitetura moderna, foi resultado de uma longa investigação historiográfica de Yashar, realizada com o patrocínio e colaboração científica do Instituto Bardi / Casa de Vidro San Paolo. 2019 foi o ano de “Far”, um projeto experimental e uma viagem ao trabalho de 10 designers emergentes, com curadoria do Studio Vedèt e criação do Space Caviar.

Ao longo dos anos, a Nilufar Gallery participou de várias feiras internacionais, incluindo Pavillon des Arts et du Design (PAD) em Paris e Londres, Design Miami/Basel e The Salon ART+DESIGN em Nova York. Além disso, desde 2012, a Galeria lançou o SQUAT, um projeto itinerante e interdisciplinar que visa alargar os horizontes do conceito expositivo típico, explorando novos territórios culturais, geográficos e arquitetónicos.

https://nilufar.com/en/about


NILUFAR DEPOT - DESIGN WEEK 2022

Uma grande vitrine de obras de mais de 25 artistas de renome internacional com várias exposições que abrangem a Nilufar Gallery e o Nilufar Depot. Nina Yashar pretende misturar gerações, estilos e nacionalidades para criar um diálogo entre nomes consagrados e jovens talentos de vanguarda, encenando uma divertida mostra de design.

https://www.fuorisalone.it/

2 . ROSSANA ORLANDI

Em 2002 ela decidiu abandonar o mundo da moda que tinha sido seu domínio por 30 anos para abrir uma galeria de arte e design. A partir do momento em que deu o salto, tornou-se uma verdadeira meca do Design. 

Foi nos primeiros anos do novo milénio que, enquanto procurava em Milão um lugar para os seus filhos, deparou com o local que transformaria, por amor e paixão, na Galeria que a imprensa internacional nomearia uma das oito mais importantes do mundo. 

Ela começou com pequenas peças que foram apresentadas como um diálogo estético onde os objetos se comunicam entre si fora do espaço e do tempo. A curiosa inteligência que sempre foi sua bússola levou Rossana a dar a volta ao mundo no que hoje chamamos de Design Weeks. Ficou particularmente fascinada pela escola holandesa, e foi aqui que descobriu os nomes que mais tarde a tornariam uma das figuras mais significativas do Design. Marteen Baas, Formafantasma, Nacho Carbonell, Piet Hein Eek: estes são apenas alguns dos artistas que, desde as primeiras exposições na cave da sua Galeria (hoje um icónico amuleto da sorte entre a comunidade do design), são agora convidados de um museu privado coleções.

Spoken Lines inspira-se na arquitetura racionalista do arquiteto milanês Piero Portaluppi . O objetivo da exposição seria expandir a linguagem visual do tapete marroquino enquanto mostra uma reverência pelas técnicas e materiais tradicionais que definem o artesanato consagrado pelo tempo.

https://www.rossanaorlandi.com/

Próximo
Próximo

INSTALAÇÕES | MDW22